A Biblioteca





Através da Lei 139 de 27/06/1968, foi criada a Biblioteca Pública Municipal Paulo Sarasate em homenagem ao então governador do Estado, a gestão do então prefeito Alcides Monteiro Chaves, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Tabuleiro do Norte, passando a funcionar junto ao Departamento de Educação. 
Inicialmente, contava com um modesto acervo de 365 livros e servia aos leitores na Rua Batista Maia, 254, no centro da cidade, com a finalidade de desenvolver o gosto pela leitura e elevar o nível cultural do povo.
Em 1989 a vereadora Clevandira Mauricio apresenta um projeto de lei modificando o nome de Biblioteca Pública Paulo Sarasate para Dimas Guedes Patriota, em homenagem a esse educador e intelectual por sua contribuição na formação educacional da população tabuleirense. 

 

Em 2005, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas a desativou por falta de condições de funcionamento, porém, ficou aberta de fato, mas não de direito. 








Em 2009, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, através do Ministério da Cultura, a contemplou com o Programa Livro Aberto, que doou UM KIT de 2 mil livros, um computador, uma TV, um aparelho de som tipo microsistem, um aparelho de DVD, seis estantes, seis mesas e dois ventiladores. Coube a prefeitura dar sua contrapartida com os demais móveis e toda essa estrutura física. 

Em 2010. a Biblioteca Pública Municipal Dimas Guedes Patriota é reinaugurada com 6.000 volumes, entre livros, cordéis, periódicos, cd's e dvd's, distribuídos nos seguintes setores:


Acervo Geral




 
Telecentro Comunitário



Sala Infantil Monteiro Lobato



Acervo infantil, dividido em livros e gibis.










Sala de Meio Ambiente








Acervo de 50 títulos específicos para estudos pertinentes ao Meio Ambiente






Nosso horário de atendimento é 7h às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário